• CAMELÓDROMO FLORIPA CENTER ASSOPECOM

Prefeitura de Florianópolis realiza ação de cuidado com a voz

População recebeu atendimento gratuito e esclarecimentos de profissionais e acadêmicos da área



Foto/Divulgação: Arquivo SME/PMF



A Prefeitura de Florianópolis, em parceria com o Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina e com o Conselho Regional de Fonoaudiologia, realizou uma ação no centro da Capital sobre cuidado para preservação da voz. Profissionais e acadêmicos da área deram orientações, distribuíram panfletos, prestaram esclarecimentos e ofereceram atendimento gratuito para quem estava passando em frente ao TICEN, o Terminal de Integração do Centro.  Ação foi para marcar o Dia Mundial da Voz,   comemorado em 16 de abril.


A fonoaudióloga, da Secretaria de Educação da Capital,  orienta sobre alguns cuidados que as pessoas devem ter. Para Tatiane Moraes Garcez, é importante que exista  momentos de repouso vocal, assim como beber água em pequenos goles durante o dia e  aproximar-se das pessoas para conversar.



Foto/Divulgação: Arquivo SME/PMF



Durante períodos de resfriado, ou alergia, procurar falar pausadamente e fragmentar seu discurso em pequenas frases, para pausas respiratórias, são outras  recomendações da profissional ligada ao Programa de Saúde e Bem Estar do Servidor (Prosabes).


Normalmente só se percebe a importância da voz, conforme Tatiane Garcez,  quando algo já não vai bem. “Ela faz parte da nossa identidade. Através da voz podemos demonstrar emoções, realizar o convencimento, estimular o aprendizado”.


Para quem utiliza a voz profissionalmente, como os professores, destaca,  “devemos permanecer investindo no autoconhecimento, redobrando a atenção e os cuidados diários com a voz, tendo em vista ser um instrumento de trabalho insubstituível”.



Fonte: PMF

89 visualizações

© 2020 Direitos de Conteúdo: ASSOPECOM e RÁDIO FLORIPA MIX COMUNICAÇÃO
Site criado por Maurício Juchem / RÁDIO FLORIPA MIX COMUNICAÇÃO