• CAMELÓDROMO FLORIPA CENTER ASSOPECOM

Prefeitura lança programa Floripa Inclusiva para deficientes, o Porta a Porta

O projeto prevê várias medidas voltadas à inclusão social de Pessoas com Deficiência


A Prefeitura Municipal de Florianópolis lançou, em maio de 2017, o Floripa Inclusiva, programa com diversas ações de inclusão social para Pessoas com Deficiência (PCD). Entre as principais iniciativas estão o Espaço Inclusivo, o Porta a Porta e o Rotas Acessíveis.

“Essa é uma necessidade que acompanho há tempos, por isso a priorizamos. Com as diversas ações do Floripa Inclusiva, vamos conceder à pessoa com deficiência a verdadeira inclusão social, facilitando a procura por empregos e oferecendo acessibilidade no seu dia a dia. Queremos mudar de fato a realidade dessas pessoas”, afirma o prefeito Gean Loureiro.


O Espaço Inclusivo, que funciona junto ao Mercado Público da cidade, é o primeiro espaço de oportunidades de emprego para Pessoas com Deficiência (PCD) do Estado. No local são realizados Mutirões Inclusivos, em que empresas disponibilizam vagas de emprego voltadas para PCD.


Foto: Divulgação/PMF



O Porta a Porta se trata de um programa de transporte gratuito, que busca o usuário cadeirante que mora em locais de difíceis acessos e o leva ao seu destino relacionada à saúde, educação e trabalho. Segundo a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), 15% da população de Florianópolis têm alguma limitação de locomoção e grande parte dessas pessoas mora em comunidades carentes, normalmente com ruas de complexa passagem. A meta é que sejam atendidas 80 pessoas por meio de agendamento com a disponibilidade de dez carros adaptados.


O Rotas Acessíveis prevê melhores condições de acessibilidade e conforto para todos, com pavimentação requalificada, rampas com inclinações suaves e maior espaço de circulação. A primeira etapa será uma rota acessível, ligando a Rodoviária Rita Maria ao TICEN - Terminal de Integração do Centro. Para elaboração do projeto foram usadas a NBR 9050/2015 (Acessibilidade a edifcações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos) e a NBR 16537/2016 (Acessibilidade - Sinalização tátil no piso - Diretrizes para elaboração de projetos e instalação). A segunda etapa contemplará a região central de Florianópolis.



Beneficiados com o Porta a Porta e Cadeiras de Rodas


O Zé, do Morro do Horácio, lugar de difícil acesso para deficientes, pediu ao prefeito Gean Loureiro ajuda para ser independente. Ele precisava de uma cadeira de rodas motorizada. “Com a parceria da Aflodef, não só conseguimos a cadeira como também estamos atendendo ele no nosso programa porta a porta. É por isso que vale a pena ser prefeito: ajudar quem mais precisa!”, afirma o prefeito de Florianópolis.


Clique no link abaixo e assista ao vídeo da entrega da cadeira ao Zé.


https://www.facebook.com/geanloureiro/videos/1526784234042438/


1 visualização

© 2020 Direitos de Conteúdo: ASSOPECOM e RÁDIO FLORIPA MIX COMUNICAÇÃO
Site criado por Maurício Juchem / RÁDIO FLORIPA MIX COMUNICAÇÃO