• CAMELÓDROMO FLORIPA CENTER ASSOPECOM

Secretaria de Educação capacita professores em primeiros socorros

Demonstração de como salvar alguém engasgado foi feita durante congresso e será repetida durante o ano



Fotos: Rafael Rosseti/Divulgação PMF



Como salvar alguém que está engasgado? O professor e coordenador de prevenção da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, Charles Schnorr, fez uma demonstração para o público participante do Congresso de Educação Básica, promovido pela Prefeitura, que reúne até o final da tarde de hoje 1.300 professores.


Por sua vez, o titular da Educação, Maurício Fernandes Pereira, anunciou que este ano escolas, creches e núcleos de educação infantil da rede municipal de ensino estarão recebendo novamente capacitação em procedimentos de primeiro socorros e plano de abandono de unidades em caso de sinistros.




Sobre engasgamento, o primeiro passo, demonstrado por Charles Schnorr, é acionar o socorro, pelo 192, do SAMU, ou pelo 193, dos bombeiros. Se envolver criança de até 1 ano de idade, a recomendação é incliná-la e efetivar tapotagem nas costas. Se não funcionar, efetivar compressões no tórax. Nas demais crianças e adultos, é melhor atitude é realizar a manobra subdiafragmática, ou seja, colocar a mão fechada na região do umbigo, e fazer movimentos de fora para dentro, e de baixo para cima.

1 visualização

© 2020 Direitos de Conteúdo: ASSOPECOM e RÁDIO FLORIPA MIX COMUNICAÇÃO
Site criado por Maurício Juchem / RÁDIO FLORIPA MIX COMUNICAÇÃO