Tradicional Bandeira do Divino é carregada pelas ruas da Capital
Símbolo da tradição açoriana percorre casas em preparação para Festa do Divino
Foto/divulgação: Cristiano Andujar

A bandeira que representa o Divino Espírito Santo circulou pela trilha e residências de Naufragados na manhã do último sábado, 07 de abril. O bairro, localizado no extremo Sul da Ilha de Santa Catarina, foi o primeiro a ser visitado. Segundo a tradição açoriana, essa é a preparação para a Festa do Divino Espírito Santo, prevista para o final de maio. A festa ocorre sempre 50 dias após o domingo de Páscoa.
A bandeira, de cor vermelha, apresenta uma pomba branca no mastro, de onde partem dezenas de fitas coloridas. O símbolo do Divino percorre cômodos da casa e fiéis fazem pedidos de graça e proteção.
Às 19h30, foi celebrada uma missa. E para preservar as origens, parte da novena foi rezada em latim. Em seguida, ocorreu o leilão das massas. De forma representativa, os fiéis oferecem pedaços de pães em formato de uma parte do corpo humano para agradecer um pedido alcançado. Os pães são leiloados e arrematados e todo valor arrecada é doado à Instituição Religiosa responsável pela organização das celebrações.
No domingo, dia 08, a bandeira saiu de Naufragados e seguiu com os fiéis da carreata visitando casa por casa até a Taperinha da Barra do Sul.
Fonte: PMF