QUEM SOMOS  

O Camelódromo surgiu, semelhante à estrutura que hoje existe, em 1999, em um esforço conjunto de todos os associados. 

Do "Chiqueirinho" ao Camelódromo

Quem faz compras no Camelódromo Municipal de Florianópolis ou passa por ele no Centro da cidade, não imagina que tudo começou há quase três décadas para proporcionar a atual estrutura.

 

A configuração deste espaço como hoje está, com ar-condicionado, seguranças, monitoramento por câmeras, banheiros e toda a comodidade possível, com acessibilidade total, só existe por causa da reorganização dos comerciantes, com a criação da ASSOPECOM. A Associação dos Pequenos Comerciantes do Camelódromo Municipal de Florianópolis foi fundada no início da década de 90.

Antes disso, os comerciantes se reuniam espalhados no Largo da Alfândega, que fica no entorno do Mercado Público Central, utilizando-se de barraquinhas de lonas, apelidadas de “chiqueirinhos”. Não havia banheiros, por exemplo, e tudo tinha de ser desmontado e remontado diariamente, sem lugar para guardar as mercadorias, o que obrigava o ir e vir dos ambulantes com os produtos. 

Conforme José Roberto Leal, o Zézinho, presidente da ASSOPECOM, houve muita discussão até que a prefeitura interveio e ofereceu o atual espaço para os comerciantes fixarem suas bancas. Na época, foi colocada apenas uma grande lona para cobrir a estrutura, semelhante a uma grande lona de circo, reunindo os vendedores em um único espaço.

Dado o primeiro passo, os comerciantes começaram a se ajustar para melhorar o camelódromo. Em 1995, o Camelódromo Municipal recebeu o primeiro telhado de alvenaria, instalado com recursos da associação, a ASSOPECOM. Entre 1998 e 1999, a estrutura mudou completamente para uma semelhante à que existe atualmente.

Foto: Arquivo ndonline.com.br/ASSOPECOM

Hoje, com o novo prédio reformulado, com lojas de costura, artesanato, surf, calçados, entre outros, o local conta com 134 boxes. Oferece, além da segurança, bicicletário, lanchonetes, banheiro com acessibilidade e tem 12 funcionários ligados diretamente à associação. Outros 2 mil empregos indiretos são gerados. Enfim, uma infraestrutura completa para você fazer as compras com comodidade e segurança.

Texto: Maurício Juchem / Com Arquivo ASSOPECOM e Letícia Mathias

Antigo Camelódromo com lonão montado sobre as bancas
Bicicletário do Camelódromo Municipal

NOSSA ADMINISTRAÇÃO

Fazemos questão de atendê-los e ouví-los. Sejam bem-vindos sempre!

Carolini Gonçalves

Secretária da ASSOPECOM

José Roberto Leal, Zezinho

Presidente e Administrador da ASSOPECOM

VENHA NOS VISITAR:

Rua Francisco Tolentino, 315

Centro - Florianópolis / SC

Contatos:

assopecom@gmail.com

Tel: (48) 3222-3877

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta: 8h às 19h

Sábado: 8h às 14h